6 coisas que ganhamos investindo em ações. Quais são os benefícios de um acionista?

Olá Pessoal,

Hoje vamos falar dos benefícios que um acionista tem de quando adquire ações de alguma empresa.

Quando investimos em uma empresa através da compra de ações temos vários benefícios que recebemos por confiar nosso dinheiro a eles

Podemos chamar de direitos que temos por comprar parte da empresa, além dos lucros nós sócios donos dessa pequena fatia podemos ganhar de várias formas, além da forma mais conhecida que é o ganho pela variação na compra e venda das ações.

Essas são algumas formas que podemos ganhar com ações:

  • Dividendos
  • Bonificações
  • Subscrição particular
  • Juros sobre o Capital
  • Aluguel das ações (opcional)
  • Venda coberta de ações (opcional)

 

1. Dividendos

São partes do lucro da empresa que você investiu, são pagas através da sua corretora em dinheiro.

As empresas podem distribuir os dividendo em periodicidade diferentes de pagamento. Há algumas que pagam mensalmente, a cada trimestre ou ano.

Nesse site você pode ver a agenda de dividendos das ações http://www.dividendobr.com/

O dividendos são isentos de pagamento de impostos, pois a empresa já pagou anteriormente.

2. Juros sobre capital Próprio

É outra forma de remuneração que as empresas fazem ao investidor, neste caso você precisa verificar se o valor já está retido o imposto ou se você precisará recolher

Nesse caso é tributado o porcentual de 15% de imposto de renda na fonte

 

3. Subscrição particular

São ações novas que a empresa distribui para captar mais dinheiro, você como acionista da empresa terá preferência na compra, maioria das vezes o valor de compra dessas ações abaixo do valor de mercado.

Caso não queira comprar você também pode negociar seu direito de comprar, assim ganhando algum valor repassando esse direito a terceiros.

LEIA  Custos investir em ações! taxas

 

4. Bonificação

É a distribuição gratuita de ações para os acionistas de uma forma proporcional a que você já tenha ou pode também ser em dinheiro uma parcela adicional dos lucros

 

5. Aluguel de ações

Esse é um benefício que você pode exercer ou não, como dono das ações você pode colocar para alugar por um porcentual pré determinado a ter mais ganhos durante o ano.

Quando somos donos de uma ação é o mesmo que sermos donos de um apartamento e a empresa é o prédio todo.

Você continua recebendo a variação do valor, continua recebendo os lucros e dividendos normalmente

O porcentual que você recebe pelo aluguel depende de cada ação, da oferta e da demanda daquele papel.

 

6. Venda coberta de opções

A venda coberta é um processo que você pode fazer para ter um ganho a mais por mês na sua carteira, como comentamos no vídeo é uma estratégia um pouco mais avançada, por isso selecionamos esse livro que no capitulo 10 explica sobre essa estratégia de venda coberta de opções.

Livro recomendado no vídeo sobre o assunto:

[amazon_link asins=’853522937X’ template=’ProductGrid’ store=’mititakaki0f-20′ marketplace=’BR’ link_id=’6ca0130e-8751-11e7-ae39-bf58b5654704′]

Vamos exemplificar com um exemplo:

Você tem 100 unidades de ações de Petrobras (PETR4) e então você coloca a venda para alguém o direito de comprar as suas ações por um preço determinado daqui algum tempo.

Nesse momento você precisa estar ciente de algumas coisas

Custo de vender opções, como esse valor são centavos as vezes a corretagem (valor que paga por transação) é maior ou muito próxima do que você vai ganhar.
O preço que você está disposto a vender. Pois caso o comprador desse direito venha querer comprar você tem a obrigação de vender.
Colocar um preço que você já tenha lucro.

LEIA  Se livre do financiamento imobiliário, saiba como diminuir os juros, ou melhor não pagar juros

Vou dar um exemplo

Você comprou usas ações por 8 reais. Sua ação hoje está sendo cotada por 10 reais, então para ganhar esse a mais você vende uma opção de compra para alguém por 12 no dia 30 e a pessoa para ter o direito de comprar de você para isso você cobra 20 centavos por ação.

Se ao chegar dia 30, e o valor da ação estiver11 reais , você ganha os 20 centavos
Se ao chegar dia 30 e o valor da ação estiver 13 reais, o comprador vai comprar de você a 12 e você irá ganhar a variação de 8 até 12 e você 4 reais e mais os 20 centavos que recebeu por vender o direito de compra.

esperamos que tenham gostado desse conteúdo que preparamos para vocês,

Até a próxima

 

Leave a Reply