8 dicas infalíveis para ter sucesso na Renda Extra

É importante dar uma atenção a esses pontos antes de iniciar qualquer atividade extra e ter sucesso nas atividades.

Listei algumas dicas de coisas que durante minhas experiencia fazendo rendas extras tive que adotar para que dessem certo.

  • Tenha uma agenda

Muitos perdem oportunidades e deixam de ganhar dinheiro, pois, não estão organizados, não tem anotado em nenhum lugar o que precisam fazer, onde devem estar e o que precisam levar.

Se não tiver uma agenda bem definida é complicado saber onde você vai poder encaixar suas atividades extras no seu dia-a-dia, sem atrapalhar outros compromissos.

Eu particularmente prefiro as agendas tradicionais de papel pois no celular as vezes estou sem bateria ou mesmo quando preciso tomar nota estou usando ele.

Fechar a agenda semanalmente é muito importante para que possa alocar suas novas atividades a também alinhar com os seus outros compromissos e tempo de lazer.

 

  • Não tenha vergonha ou medo

Um dos principais motivos que muitas pessoas deixam de conquistar e fazer muitas coisas é por medo ou vergonha, eu mesma para conseguir essas rendas extras e poder contar para vocês um pouco da minha experiência, tive que enfrenta-las.

O medo mais comum das pessoas é ficar pensando no que os outros vão pensar, de vender ou mesmo de falar com desconhecidos.

Não tenha vergonha de vender, não tenha vergonha de perguntar, não tenha vergonha de não saber e NÃO TENHA MEDO DE ERRAR.

Você ouvirá muitos NÃOs, nós não estamos preparados para ouvir alguém falando que não quer seu produto, que seu artesanato está muito caro, que não vale a pena, alguma coisa deu defeito e reclamam, ouvir pessoas criticando entre outras coisas negativas. Mas não se influenciem para o lado negativo continue, se afaste das coisas negativas e não tenha medo de continuar.

 

  • Tenha metas e objetivos

Se você quer ter uma renda extra maior, precisa de um objetivo, pois sabendo quanto seu sonho vale é mais fácil de mensurar e de ter consciência de quanto falta, mas quando pensamos no valor total parece inviável, mas quando quebramos em semanas e dias facilita.

Então determine o valor que quer por mês e a quebre por semana e por dia, assim você saberá quanto precisará fazer por dia para conseguir a aquela renda extra por mês, fica muito mais simples. Para te ajudar mais ainda, mensure a meta em porcentual como, 10% para o carro novo ou 25% para viagem dos meus sonhos, isso irá te motivar bastante durante o dia a dia.

LEIA  Saiba como a ABAC pode te ajudar?

 

Meta Vagem para o exterior
Valor 10 mil reais
Quando Daqui 1 ano (12 meses)
Meta mensal 833 reais
Meta semanal 208 reais
Meta por dia 30 reais

 

Como conseguir esse valor de renda extra por dia?

O importante que na lista de atividades de renda extra é que você distribua na sua agenda de uma maneira que garanta esse valor até o final do mês.

Uma dica, coloque no topo da agenda o valor meta e no inferior o quanto você conseguiu.

Dê uma olhada nesse exemplo caso você opte por vender e responder a pesquisas.

Meta semanal:

Se casa pesquisa paga 10 reais vou fazer 7 pesquisas por dia. Se cada pesquisa leva 5 minutos vou precisar de pelo menos 1h dedicado a isso lembrando que tem o tempo de transporte até o local.

Ou venda de produtos na semana de 208 reais liquido, ou seja, valor da venda menos os custos, que seriam 30 reais por dia. Dependendo do produto seria vender em torno de 2 ou 3 peças por dia.

Resumindo, faça todo dia um pouquinho para chegar a seus objetivos. Muitos vão escolher algumas atividades ou mesmo começar e vão desistir, um fator importante para ter sucesso em qualquer coisa é ter persistência.

Organizar dessa maneira fará com que essas atividades também não seja um peso na sua rotina.

 

  • Não tenha preguiça!

Esse é um dos piores fatores de todos que nos leva ao insucesso de qualquer coisa que fizermos, é a preguiça, lembre-se que renda extra é feita no seu tempo LIVRE! Troque a TV, a novela, o futebol e aquele bar por atividades que te gerem renda. Não estou dizendo para nunca mais fazer isso, mas sim para aproveitar melhor o seu tempo e distribuir melhor entre o lazer e as atividades, novamente repito, não seja extremista.

RENDA EXTRA É FEITA NO SEU TEMPO LIVRE!

Mas a ideia é propor dicas, ensinar como monetizar seu tempo livre e seu tempo improdutivo.

 

Tenha um controle todas as suas entradas e saídas é importante saber o custo real de cada atividade que você está fazendo e também para não sair gastando o dinheiro por aí sem planejamento.

LEIA  Tire vantagens do FGTS, saiba como pode usa-lo

Trate sua atividade como um mini negócio saiba seus gastos e receitas.

O controle é muito importante para administrar também as suas entradas e onde você irá investir até conseguir juntar o valor total do seu objetivo, muitos de nós temos mais de 1 objetivo é importante ser disciplinado para alocar cada valor a cada objetivo que você tem.

Não fique tirando o dinheiro para outras coisas, finja que você não tem esse valor em conta, você terá tentações como festas, happy hours , viagens de última hora e aquela roupa ou sapato da vitrine.

Não gaste do seu plano de investimentos para consumo e prazeres imediatos, pois a recompensa depois será muito maior.

Tenha uma conta no banco apenas para informar para as pessoas e para informar para as empresas, não misture com a sua conta pessoal, até mesmo por que muitas pessoas terão os dados dessa conta, então mantenha a sua conta pessoal em sigilo.

Quando for no banco solicite uma conta digital, no Itaú, Iconta e no Bradesco é o Digiconta, são contas sem custos para todas as transações via internet, sem tarifas e sem taxas e você não precisa ficar se preocupando com tarifas ou de qual banco a pessoa é. Facilita muito na hora do troco quando estiver sem troco para dar em uma venda, não deixe de vender pegue a conta da pessoa e faça o DOC na hora até de centavos.

É importante você ter essa conta para conciliação do valor que você precisa receber e já recebeu

 

 

  • Aprenda a cobrar

Muito de nós ficamos sem jeito de cobrar as pessoas ainda mais amigos, por isso a necessidade de ter o seu controle financeiro de recebimento, um controle de contas a receber bem certinho e controlado, pois a pior coisa é cobrar alguém que não deve e não cobrar aquele que deve.

Muito de seus clientes serão seus amigos e parentes, lembre-se que você está fazendo isso para um proposito e não para entrar em prejuízos dando de graça serviços e produtos para aqueles que não pagam.

Obviamente que tem o jeitinho de falar, pois muito e a maioria nem lembram que estão te devendo.

No caminho você irá encontrar pessoas que darão desculpas ou mesmo te darão calote, infelizmente existem pessoas assim, mas anote e as lembre com frequência, pois, depois isso pode ser um futuro motivo para desentendimentos.

LEIA  Cartão de Crédito ou debito? 5 vantagens de usar o cartão de crédito!

Já tivemos muitos casos, tivemos que aprender a lidar com esse tipo de problemas.

Vão ter pessoas que irão sumir, você nem irá mais conseguir falar com elas, para essas pessoas evite prestar algum outro tipo de serviço ou venda sem que o pagamento seja antecipado.

Normalmente essas pessoas não tem ideia nenhuma de que pagar depois você está perdendo dinheiro, lembre-se que o dinheiro na data X não vale a mesma coisa na data X+1.

Algumas pessoas que fizeram compras grandes já tive que parcelar, tivemos que acordar taxa de juros para que não perdêssemos e também evitar desentendimentos futuros.

 

 

  • Disciplina

Se você está em busca de uma renda extra é porque quer alguma coisa a mais para você e tem um objetivo, seja aumentar a sua renda para comprar uma casa, fazer um intercâmbio, fazer uma viagem, comprar um carro, adiantar a aposentadoria financeira, quitar dívidas, entre outros motivos e sonhos.

É muito importante você ter disciplina para guardar e investir o valor conquistado, não adianta conseguir aumentar sua renda em 50% e gatar tudo no mesmo mês e adquirir um estilo de vida superior a o que você tem. Há grandes chances de acabar criando compromissos financeiros que que sua renda extra começará a ser uma necessidade para pagar as contas.

Além da disciplina para poupar e administrar seu dinheiro é necessário disciplina para também para as vezes deixar seu tempo livre para fazer essas atividades por isso a importância de escolher algo que goste e tenha conhecimento.

 

 

Leave a Reply